Podologia

A podologia se dá na terapia aplicada aos pés com estudos científicos e técnicos, é a área responsável por aliviar as tensões, dores, calos, unhas encravadas, e várias outras agressões que os pés sofrem ao longo de sua jornada.

Através dos pés, temos contato com vários lugares, sensações e temperatura, ele nos dá a capacidade de ir e vir e quase nunca os tratamos com zelo e atenção a essa parte fundamental do nosso corpo. O podólogo é o profissional da área da saúde e sua formação lhe fornece direitos ao cuidado de variadas formas de patologias.

Problemas mais conhecidos dos pés:

– Unhas encravadas
– Calosidades
– Calos
– Correção de unhas (órtese)
– Fissuras

Unha encravada:

Com uma desconfortante e dolorosa inflamação geralmente na última falange do primeiro dedo ou ao redor dele no qual se desenvolve um tecido granulomatoso. Seu tratamento ocorre na retirada de um pedaço da unha em um procedimento que somente os podólogos têm conhecimento e habilidades para fazê-lo.

Calos:

É o endurecimento da pele (hiperqueratose) em formato cônico e tem origem ortopédica ou devido ao uso de calçados inadequados. O podólogo irá sanar esse incômodo, porém não há cura para eliminá-los de vez. Ideal é fazer visitas regulares ao podólogo para que sua remoção seja feita de forma indolor, simples e rápida.

Calosidades:

É um aumento da espessura da pele em um determinado ponto dos pés. O organismo responde assim devido ao uso de calçados apertados, má postura ou andar incorreto.
Correção de unhas:

Através da utilização de órteses, podem-se corrigir os tipos de deformidade das unhas. Com a aplicação da órtese, faz com que ela volte ao seu formato normal e consequentemente alivia a dor.

Fissuras:

São as rachaduras que aparecem nos pés podendo ocorrer sangramentos ou não que dificultam simples tarefas como andar ou calçar sapatos. Geralmente se dão pelo ressecamento da pele associada ou não a hiperqueratose.